Pedagogia: Minha Vida!

A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.

Não desista de seus objetivos...

"Se escutar uma voz dentro de você dizendo ´Você não é um pintor´, então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada." Vicent Van Gogh (1853-1890), pintor.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Senador Cristovam Buarque inaugura Núcleo Educacionista da PB

O professor e senador Cristovam Buarque (PDT-DF) vai inaugurar neste sábado (30), às 9h, o primeiro Núcleo Educacionista da Paraíba, que receberá o nome do professor Afonso Pereira da Silva, grande educador paraibano e um dos fundadores do Unipê, que faleceu em junho do ano passado.

Educacionismo defende revolução na educação

Educacionismo é uma ideologia criada e defendida pelo professor Cristovam Buarque que coloca a educação como prioridade nacional e elemento central da transformação social, simbolizada em escola igual para todos, independente da classe social.

O Educacionismo prega uma verdadeira revolução na educação mas não é um projeto para um governo ou um partido político. A ideia demanda um tempo maior que um mandato e precisa da participação do poder público e também da sociedade civil organizada.

O Movimento Educacionista tem origem nas idéias do professor Cristovam Buarque que vem, há mais de 20 anos, defendendo que a educação é o caminho para o desenvolvimento nacional com igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Avançando mais nas ideias de Afonso Pereira da Silva, ele propõe que se organize um forte movimento social, reunindo gente de todos os partidos políticos e das mais diversas orientações religiosas e também as pessoas que não têm religião para se construir um programa político e social que tenha a educação como foco central e que possa pressionar as elites políticas, sociais, sindicais, religiosas e empresariais.

Complementação do Abolicionismo

O Educacionismo é a complementação do Abolicionismo. A imensa desigualdade racial, social e educacional no povo brasileiro tem raízes em um processo de abolição incompleto. Um processo de abolição em que os escravos foram “libertados” sem direito a terra, a trabalho e principalmente a educação. Cristovam Buarque é um crítico de Karl Marx e acredita que o marxismo precisa ser atualizado.

A bandeira agora não deve ser lutar por igualdade econômica, mas sim por igualdade educacional. Não é a distribuição igual de renda que vai promover a igualdade educacional, mas sim a igualdade educacional que vai resultar na igualdade econômica. Escola igual e de qualidade para todos. O filho do trabalhador na mesma escola do filho do patrão.

Na campanha abolicionista, Núcleos Abolicionistas foram criados nas cidades para a difusão das idéias abolicionistas. De maneira similar, Núcleos Educacionistas estão sendo criados para a difusão do educacionismo.

Afonso Pereira: uma vida dedicada à Educação - Um dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), o professor Afonso Pereira da Silva morreu às 23h58 do dia 8 de junho de 2008, no Hospital da Unimed, na Capital, aos 90 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Com uma vida dedicada à Educação, Afonso Pereira foi um dos seis educadores que, há mais de 37 anos, fundaram o Ipê/Unipê, uma das mais renomadas Instituições de Ensino Superior da Paraíba e do Norte/Nordeste e um dos primeiros Centros Universitários do Brasil.

EDUCADORES nascem...

"O estudo da gramática não faz poetas. O estudo da harmonia não faz compositores. O estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas. O estudo das " ciências da educação" não faz educadores. EDUCADORES não podem ser produzidos. EDUCADORES nascem".

♥ Confirmado! Cantinho da benção ♥ Eu Vou ♥

Confirmado!
dia 29 de Maio de 2009
Cantinho da bênção 2009
no Açude Novo
Realização: Pastor Luciano Breno
Apoio: Prefeitura Municipal de Campina Grande

Porque nos calamos diante as injustiça?


Quando chego num supermercado, banco, hospital (público), ou qualquer repartição governamental, ainda fico perplexa, isso não diante do mal-atendimento, nem pelas horas que aguardo esperando ser atendida, mas diante do conformismo das pessoas. Porque será que cruzamos os braços para tanto descaso? Porque muitos apenas reclamam e outros simplesmente ignoram? É importante salientar que devemos buscar nossos direitos, mas de maneira adequada, vejam bem, se você passa mais de 15 minutos na fila de um banco, não adianta chegar no caixa e reclamar, ele é apenas mais uma vítima desse nosso sistema desumano e esta ali cumprindo seu papel, devemos nesse caso, chamar duas testemunhas, e após passar o tempo em espera, ligar para o PROCON. Imagine se todos nos fizessimos isso! Os bancos aumentariam o número de funcionários e não precisaríamos mais sofrer naquelas filas enormes e demoradas. Diante disso, me pergunto, porque ficamos calados, pagamos impostos, e vale lembrar os mais altos do mundo...E mesmo assim, ficamos calados, cruzamos os braços. Ao vemos uma criança, dizemos: Olha só, ai esta o futuro do nosso país, mas o presente somos nós! O futuro de nossas criancinhas depende diretamente das nossas ações no hoje! Nossas criancinhas clamam por socorro, não cruzem os braços, não fechem os olhos para elas.


Palavras chaves: futuro, criancinhas, conformismo.

terça-feira, 26 de maio de 2009




Comemoração da Páscoa, Escola Tiradentes.

Intimidades

Um momentiinho só meu..Para alguém, que não pode esta presente, mas que permanece em mim...
Acredito nas pessoas, especialmente naquelas em que habitam algo mais que a humanidade. Naquelas que, as vezes a gente confunde com anjos.
Falo daquelas pessoas que existem em nossas vidas e enchem nosso espaço com pequenas alegrias e grandes atitudes.
Pessoas que não precisam fazer jogos para pra conseguir o que buscam, pq seus desejos são realizados pelas suas ações e reações não por seus caprichos. Prefiro acreditar em pessoas que reverenciam a vida com a mesma intensidade de um grande amor..

'As coisas que realizamos, nunca são tão belas quanto às que sonhamos. Mas às vezes nos acontecem coisas tão belas, que nunca pensamos em sonhá-las! Para mim aconteceu...'

...Pena que no momento errado.

Notícias

Pessoal vai ocorrer o VI SELIMEL,


VI Seminário nacional sobre ensino de língua materna e estrangeira e de literatura, a ser realizado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) (Paraíba), nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto de 2009. As Inscrições já estão abertas.

Com certeza vou marcar presença! Estou preparando um projeto para apresentar lá,l ogo logo posto para vocês.

Bjs e Bjs!

UJS - A juventude que faz a diferença!


Não posso deixar de falar de um evento muito bom que fui participar esses dias: O Curso de Formação Hernestino Guimarães, nossa valeu mesmo a pena todo o esforço que fiz para esta presente.Isso meu lembrou uma frase de Goethe: “Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado...”

Meu Jardim se tornou mais habitados depois que conheci a galerinha da UJS,

Nossa não acreditava mais que existissem jovens como Vocês!

É muito bom saber que não estou sozinha.

Em breve postarei as fotos para vocês terem uma ideia!


Aos Visitantes

♥ Conte-me seus sonhos para que sonhemos juntos ♥

Olá pessoal, criei esse espaço não só para pedagogos e interessados em pedagogia, criei esse espaço para cidadãos que não se calam diante das injustiças sociais que vivemos.
Nossas crianças são o futuro do nosso planeta, mas nesse momento o presente somos nós!
A cada dia nasce um cético, e esse cético é fruto das injustiças do nosso país, e porque não dizer: do nosso mundo!

Não sejamos coisas nesse mundo, sejamos humanos...quando formos humanos nos revoltaremos!