Pedagogia: Minha Vida!

A Pedagogia é a ciência ou disciplina cujo objetivo é a reflexão, ordenação, a sistematização e a crítica do processo educativo.

Não desista de seus objetivos...

"Se escutar uma voz dentro de você dizendo ´Você não é um pintor´, então pinte sem parar, de todos os modos possíveis, e aquela voz será silenciada." Vicent Van Gogh (1853-1890), pintor.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Senador Cristovam Buarque inaugura Núcleo Educacionista da PB

O professor e senador Cristovam Buarque (PDT-DF) vai inaugurar neste sábado (30), às 9h, o primeiro Núcleo Educacionista da Paraíba, que receberá o nome do professor Afonso Pereira da Silva, grande educador paraibano e um dos fundadores do Unipê, que faleceu em junho do ano passado.

Educacionismo defende revolução na educação

Educacionismo é uma ideologia criada e defendida pelo professor Cristovam Buarque que coloca a educação como prioridade nacional e elemento central da transformação social, simbolizada em escola igual para todos, independente da classe social.

O Educacionismo prega uma verdadeira revolução na educação mas não é um projeto para um governo ou um partido político. A ideia demanda um tempo maior que um mandato e precisa da participação do poder público e também da sociedade civil organizada.

O Movimento Educacionista tem origem nas idéias do professor Cristovam Buarque que vem, há mais de 20 anos, defendendo que a educação é o caminho para o desenvolvimento nacional com igualdade de oportunidades para todas as pessoas.

Avançando mais nas ideias de Afonso Pereira da Silva, ele propõe que se organize um forte movimento social, reunindo gente de todos os partidos políticos e das mais diversas orientações religiosas e também as pessoas que não têm religião para se construir um programa político e social que tenha a educação como foco central e que possa pressionar as elites políticas, sociais, sindicais, religiosas e empresariais.

Complementação do Abolicionismo

O Educacionismo é a complementação do Abolicionismo. A imensa desigualdade racial, social e educacional no povo brasileiro tem raízes em um processo de abolição incompleto. Um processo de abolição em que os escravos foram “libertados” sem direito a terra, a trabalho e principalmente a educação. Cristovam Buarque é um crítico de Karl Marx e acredita que o marxismo precisa ser atualizado.

A bandeira agora não deve ser lutar por igualdade econômica, mas sim por igualdade educacional. Não é a distribuição igual de renda que vai promover a igualdade educacional, mas sim a igualdade educacional que vai resultar na igualdade econômica. Escola igual e de qualidade para todos. O filho do trabalhador na mesma escola do filho do patrão.

Na campanha abolicionista, Núcleos Abolicionistas foram criados nas cidades para a difusão das idéias abolicionistas. De maneira similar, Núcleos Educacionistas estão sendo criados para a difusão do educacionismo.

Afonso Pereira: uma vida dedicada à Educação - Um dos fundadores do Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ), o professor Afonso Pereira da Silva morreu às 23h58 do dia 8 de junho de 2008, no Hospital da Unimed, na Capital, aos 90 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Com uma vida dedicada à Educação, Afonso Pereira foi um dos seis educadores que, há mais de 37 anos, fundaram o Ipê/Unipê, uma das mais renomadas Instituições de Ensino Superior da Paraíba e do Norte/Nordeste e um dos primeiros Centros Universitários do Brasil.

2 comentários:

Manu Vilar disse...

Com certeza estarei com vc, nesse nobre movimento, abaços!

Laguardia disse...

Muito obrigado por seguir o Blog Brasil Liberdade e Democracia.

Neste momento pelo qual o Brasil passa com falta de ética, moral e honestidade de seus governantes é necessário que nós todos nos irmanemos nesta luta contra a quadrilha que tomou conta de Brasília.

Conto com seus comentários e com sua colaboração na luta por um Brasil mais ético, mais honesto e com justiça social